DICIONÁRIO RETRÔ - EDITH HEAD

Quando o assunto é cinema, muitas ou na maioria das vezes valorizamos apenas o trabalho de atores e diretores e nos esquecemos de quem colaborou por trás das telas, para que a magia acontecesse. Edith Head é um dos exemplos de nomes por trás das telas que colaboraram e muito com a história, não só do cinema, mas da moda em geral. Nascida Edith Claire Posener (1897-1981) viu sua vida mudar ao responder um anúncio para trabalhar no departamento de figurino da Paramount, sem mesmo saber desenhar. Ela pegou emprestado alguns croquis de uma amiga e apresentou como se fossem criações suas, conseguiu ser contratada e começou a desenvolver figurinos para filmes mudos. Trabalhou para a Paramount até 1967, quando se mudou para a Universal.
Após ser contratada, aprendeu a desenhar e o mais importante: ouvir opiniões das atrizes, principalmente as novatas, coisa que era proibida até então. Edith desenhava alinhando a estrutura corporal das atrizes (e alguns atores também como Paul Newman, Cary Grant e John Wayne) com base nas suas opiniões e gostos e sempre desenvolvia algo do agrado da estrela ou do astro em questão. Quando uma atriz ascendia na carreira, sempre se lembrava de Edith, chamando-a para confeccionar o seu figurino e com isso Edith atingia grande notoriedade e prestígio.
Em 1938 tornou-se chefe do Departamento de Figurino da Paramount. Mesmo desenvolvendo figurinos espetaculares, que eram constantemente copiados, Edith não se considerava uma mulher glamourosa, vestia-se sempre de preto e branco ou bege e marrom e raramente usava vermelho.
Aprendeu a desenhar, a cortar, alfinetar e alinhar, costurava apenas à mão. Edith produziu o figurino da maioria dos filmes americanos de Alfred Hitchcock, destaque para "To Catch a Thief" (Ladão de Casaca), "The Birds" (Os Pássaros), "Rear Window" (Janela Indiscreta), "Vertigo" e "Marnie". Hitchcock descrevia minuciosamente os detalhes dos figurinos e Edith reproduzia exatamente da forma como ele desejava. A parceria durou longos anos, até o último filme de Hitchcock "Family Plot" (Trama Macabra) em 1977. Edith Head era tão requisitada e disputada entre as atrizes, que constantemente era "emprestada" para outros estúdios. Uma curiosidade: a atriz que Edith Head mais vestiu, não foi Grace Kelly ou muito menos Audrey Hepburn, mas sim Natalie Wood num total de 7 filmes ("Love with the Proper Stranger", "Sex and the Single Girl", Inside Daisy Clover", "The Great Race", "Penelope", "this Property Is Condemned" e "The Last Married Couple in America").
Muitas vezes é creditada pelo figurino de "Sabrina", mas quem o desenvolveu foi Givenchy. O figurino foi produzido no departamento da Paramount e Edith recusou-se a dividir créditos com Givenchy, mas recebeu um Oscar de Melhor Figurino, mesmo não o desenvolvendo.
Edith Head foi indicada mais de 30 vezes ao Oscar de Melhor Figurino e ganhou 8 vezes, pelos filmes "The Heiress" (Tarde Demais), "Samson and Delilah" (Sansão e Dalila), "All About Eve" (A Malvada), "A Place in the Sun" (Um lugar ao Sol), "Roman Holiday" (A Princesa e o Plebeu), "Sabrina", "The Facts of Life" (O Jogo Proibido do Amor) e "The Sting" (Golpe de Mestre).

Abaixo algumas das mais famosas criações de Edith:
Bette Davis - All About Eve
Gloria Swanson - Sunset Boulevard
Kim Novak - Vertigo
Anne Baxter - The Ten Commandments
Lizabeth Scott - The Strange Love of Martha Ivers
Victor Mature - Samson and Delilah
Hedy Lamarr - Samson and Delilah
Grace Kelly - To Catch a Thief
Shirley MacLaine - What a Way to Go!
Elizabeth Taylor - Elephant Walk
Audrey Hepburn - Funny Face
Olivia de Havilland - The Heiress
Barbara Stanwyck - Lady Eve
Paul Newman & Robert Redford - The Sting
Natalie Wood - The Great Race
Mae West - She Done Him Wrong
Veronica Lake - Sullivan's Travels
Natalie Wood - The Great Race
Paul Newman & Robert Redford - The Sting
Natalie Wood - This Property is Condemned
Elizabeth Taylor - A Place in the Sun
Cary Grant - To Catch a Thief
Grace Kelly - Rear Window
John Wayne & Robert Mitchum - Eldorado
Alguns croquis com criações de Edith
Edith e seus Óscares

***
DICIONÁRIO RETRÔ - EDITH HEAD DICIONÁRIO RETRÔ - EDITH HEAD Reviewed by Rodrigo Veninno on 16:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por comentar!!!

Tecnologia do Blogger.