CINEMATECA - O MÁGICO DE OZ (THE WIZARD OF OZ)

O Mágico de Oz (The Wizard of Oz) foi lançado em 18 de Setembro de 1939. Foi dirigido por Victor Fleming e estrelado por Judy Garland, Margaret Hamilton, Billie Burkie, Frank Morgan, Ray Bolger, Jack Haley e Bert Lahr. Não foi o primeiro filme produzido em Technicolor, mas faz um bom uso da técnica, principalmente na parte passada em Oz. Todas as cenas do Kansas são em tons marrom.
Foi adaptado do livro de L. Frank Baum que foi escrito em 1900. O livro vendeu milhões de cópias e Baum escreveu mais treze livros sobre Oz. A MGM comprou os direitos de adaptação em 1938.
O filme conta a história de Dorothy (Judy Garland) que vive em Kansas com seus tios. Após um tornado ela e seu cão Totó chegam misteriosamente na colorida e alegre cidade de Oz, causando um incidente: a casa com ambos dentro cai em cima da Bruxa Má do Leste, causando sua morte e despertando a fúria da malévola Bruxa do Oeste (Margaret Hamilton). Para voltar para casa e escapar das artimanhas da Bruxa, Dorothy precisa encontrar o poderoso Mágico de Oz (Frank Morgan) e contará com a ajuda dos simpáticos Homem de Lata (Jack Haley), Espantalho (Ray Bolger), e o Leão Covarde (Bert Lahr).
O papel de Dorothy chegou a ser oferecido a Shirley Temple, mas ela era contratada da Fox, que recusou-se a cedê-la para as filmagens e o papel acabou ficando com Judy Garland. A Fox então decidiu fazer um filme para "rivalizar' com o Mágico de Oz, dessa ideia surgiu "O Pássaro Azul" (The Blue Bird) que foi um desastre nas bilheterias.
Margaret Hamilton que interpretou a Bruxa do Oeste precisou se afastar das gravações, após sofrer um acidente após ter se queimado ao rodar a cena do desaparecimento de sua personagem na terra dos Munchkins, logo no início do filme. Margaret não foi a primeira opção para o papel: após a recusa de Gale Sondergaard, pelo fato de a Bruxa não ser um personagem glamouroso, Margaret acabou sendo escolhida. A estrada de tijolos inicialmente seria verde, mas após testes ficou definido que a cor amarela ficava melhor em Technicolor.
O orçamento de O Mágico de Oz foi de US$ 2,7 milhões, sendo que o filme arrecadou US$ 3 milhões em seu primeiro lançamento nos cinemas. Em 1998 o filme foi relançado nos cinemas. Teve seis indicações ao Oscar, ganhou em duas categorias: Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original.

***
CINEMATECA - O MÁGICO DE OZ (THE WIZARD OF OZ) CINEMATECA - O MÁGICO DE OZ (THE WIZARD OF OZ) Reviewed by Rodrigo Veninno on 12:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por comentar!!!

Tecnologia do Blogger.