CINEMATECA - STANLEY & IRIS

"Stanley & Iris" é um filme do gênero drama e romance, realizado em 1990. Dirigido por Martin Ritt, com roteiro de Pat Barker, Harriet Frank Jr e Irving Ravetch e estrelado por Jane Fonda e Robert De Niro. O filme conta a história de Stanley (De Niro) empregado de uma padaria, que esconde um segredo de todos: é analfabeto. Por ter passado por várias situações desagradáveis, ele decidiu esconder esse detalhe das pessoas e teme ser descoberto. A única pessoa que desconfia que ele é analfabeto é Iris (Fonda), uma mulher viúva e muito trabalhadora, mãe de dois filhos, e que passa por grandes sacrifícios, para educá-los e sustentá-los.
Por acaso do destino, ambos acabam se aproximando e Iris passa a ensinar Stanley a ler e escrever, com a proximidade ambos passam a dividir seus medos, segredos e sonhos e acabam se apaixonando.
"Stanley e Iris" foi o último filme dirigido por Martin Ritt. Filho de imigrantes russos, ele começou sua carreira na década de 30, no final da Segunda Guerra Mundial, ele iniciou seu trabalho na televisão norte-americana, onde atuou e dirigiu mais de 100 peças e programas. Ritt foi também professor da Actors Studio e entre seus alunos destacam-se Joanne Woodward e Paul Newman, com quem trabalhou diversas vezes. Ritt foi responsável pela direção de "Norma Rae" em 1979, estrelado por Sally Field, ganhadora do Oscar por sua performance. Inclusive Jane Fonda foi uma das cotadas para interpretar Norma, porém declinou do convite.
Robert De Niro acabara de vir de dois grandes sucessos: "Tempo de Despertar" (Awakenings), sendo indicado ao Oscar de Melhor Ator e "Os Bons Companheiros" (The Goodfellas"), enquanto Jane Fonda após realizar esse filme, anunciou que se aposentaria e se dedicou exclusivamente a produzir vídeos sobre ginástica aeróbica, que se tornaram um grande sucesso. O seu primeiro vídeo produzido em 1982 vendeu 17 milhões de cópias nos EUA. Jane voltou a fazer filmes em 2005.
O filme estreou nos cinemas em 9 de fevereiro de 1990, lucrando quase 6 milhões de dólares, contra 23 milhões do orçamento.
"Stanley & Iris" foi lançado pela Classicline. 
Clique na capa, para maiores informações ou para comprar:

***

CINEMATECA - STANLEY & IRIS CINEMATECA - STANLEY & IRIS Reviewed by Rodrigo Veninno on 06:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.