CINEMATECA - PACTO DE SANGUE (DOUBLE INDEMNITY)

"Pacto de Sangue" (Double Indemnity) é um filme de 1944, do gênero suspense e noir, dirigido por Billy Wilder. Baseado no livro de James M. Cain, estrelado por Barbara Stanwyck, Edward G. Robinson e Fred MacMurray. A história do livro é baseada em um crime real de 1927, onde os assassinos foram presos. A história ainda renderia tramas para outros filmes como "The Postman Always Rings Twice" (O Destino Bate à sua Porta) entre outros.
O filme conta a história de um agente de seguros Walter Neff (MacMurray) que ao tentar efetuar um negócio com um cliente, acaba encontrando-se com sua atraente e sedutora mulher Phyllis (Stanwyck). Ambos se apaixonam e Phyllis acaba manipulando-o ao sugerir um plano para matar o seu marido, após ele fazer um seguro de vida e assim ficarem com o dinheiro da indenização.
O filme é considerado por muitos o percursor dos filmes noir (clique aqui para ler mais sobre filmes noir) e constantemente comparado com outro grande filme de Wilder "Sunset Blvd" (Crepúsculo dos Deuses) que também é um filme noir, por sua narrativa desenrolar-se com um fato ocorrido no passado, narrado pelo protagonista.
"Double Indemnity" foi indicado ao Oscar nas categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor (Wilder), Melhor Atriz (Stanwyck), Melhor Som, Melhor Fotografia Preto e Branco, Melhor Trilha Sonora, e Melhor Roteiro. Não ganhou em nenhuma categoria. O ator Dick Powell estava interessado no papel de Walter Neff, mas foi impedido de atuar, por estar em contrato com outro estúdio.
O personagem Walter Neff, se chamaria Walter Ness, mas Billy Wilder, descobriu que em Beverly Hills, vivia um vendedor de seguros que se chamava Walter Ness. Para evitar processos, Wilder decidiu então trocar o sobrenome do personagem. Em 1992, foi selecionado para preservação, pelo National Film Registry  e em 1998 apareceu na 38ª posição da lista feita pelo American Film Institute dos 100 melhores filmes americanos do século XX.

***
CINEMATECA - PACTO DE SANGUE (DOUBLE INDEMNITY) CINEMATECA - PACTO DE SANGUE (DOUBLE INDEMNITY) Reviewed by Rodrigo Veninno on 14:03 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por comentar!!!

Tecnologia do Blogger.