CINEMATECA - ALICE (NECO Z ALENKY)

Alice (Neco z Alenky) foi o primeiro longa-metragem do diretor checo Jan Svankmajer, que até então passara duas décadas fazendo apenas curta-metragens. O filme nasceu devido à decepção do diretor com outras adaptações do clássico "Alice no País das Maravilhas" (Alice's Adventures in Wonderland), que retratavam o livro escrito por Lewis Carroll em 1865, como um conto de fadas. Svankmajer decidiu então seguir a risca a proposta do clássico e criou uma adaptação mais sombria e mais surrealista. O filme estreou nos cinemas em 1988.
Além de "Alice no País das Maravilhas", o filme também traz  "Alice do Outro Lado do Espelho" (Through the Looking-Glass), que é uma continuação. Alice é interpretada por Kristyna Kohoutová, um fator que o diferencia de outras adaptações do clássico, é utilizar animação stop-motion intercalada com interpretações reais. O filme conta a história de Alice (Kristyna Kohoutová) que após cair em uma toca de coelho, é transportada para um lugar fantástico, povoado por criaturas peculiares. Sonhos e fantasias se misturam, dando um ar surreal e absurdo à aventura vivida por Alice.
Jan Svankmajer, chegou a declarar posteriormente, que a história de Alice, o seguia desde sua infância e que o incomodava muito ver que as adaptações disponíveis, a retratavam como uma história infantil. Para Jan, Carroll havia escrito o filme como um sonho e Jan sentiu-se seguro em transmitir essa ideia com esse filme. Trabalhando em curtas-metragens desde a década de 60, Jan decidiu investir em um longa-metragem e de fato não se decepcionou. O filme chegou a ganhar um prêmio de melhor longa-metragem em 1989 no Annecy International Animated Film Festival.

"Alice" foi lançado pela Obras-Primas do Cinema e já se encontra disponível para compra, nas melhores lojas do ramo, clique na capa, para saber mais informações ou para adquirir a sua edição:

***
CINEMATECA - ALICE (NECO Z ALENKY) CINEMATECA - ALICE (NECO Z ALENKY) Reviewed by Rodrigo Veninno on 19:59 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por comentar!!!

Tecnologia do Blogger.