CINEMATECA - A MÃO ESQUERDA DE DEUS / DO DESTINO NINGUÉM FOGE (THE LEFT HAND OF GOD)

"A Mão Esquerda de Deus" conhecido também como "Do Destino Ninguém Foge" (The Left Hand of God), foi produzido em 1955. Sob direção de Edward Dmytryk. Produzido por Buddy Adler, a partir de um roteiro de Alfred Hayes. Baseado no romance de William Edmun Barret, escrito em 1951, de mesmo nome. No elenco nomes como Humphrey Bogart, Gene Tierney e Agnes Moorehead. O avião de James Carmody (Bogart) cai nas montanhas da China em 1947. Para fugir do comandante Yang (Lee J. Cobb), um militar renegado, Carmody assume a identidade de um missionário que fora assassinado. Agora sob o nome de John O'Shea, Carmody chega à uma pequena aldeia e cativa moradores e religiosos, incluindo a enfermeira Anne Scott (Gene Tierney). Além da paixão conflituosa, Carmody terá que enfrentar Yang que chega ao vilarejo.
Durante a produção do filme, Gene Tierney começou a desenvolver os sintomas da doença mental que culminaria com seu afastamento das telas durante sete anos. Humphrey Bogart seria o primeiro a perceber os sinais da doença. Humphrey que teve uma irmã que sofria distúrbios mentais, se afeiçoou muito a Gene Tierney durante as gravações a ajudando durante as cenas e principalmente a incentivando a procurar ajuda médica. A causa do esgotamento mental de Gene Tierney se deu devido aos problemas mentais de sua filha Daria, que eram irreversíveis. Durante a gravidez de Daria, Gene foi abraçada por uma fã que sofria de rubéola, quando sua filha foi diagnosticada com retardamento, Gene foi obrigada a interná-la em uma instituição de tratamento, episódio que a afetou por toda a vida. Esse acontecimento de sua vida, serviu de inspiração para Agatha Christie escrever um romance policial chamado "A Maldição do Espelho" (The Mirror Crack'd From  Side to Side).
O afastamento de Gene do cinema durou por sete anos. Nesse período ela foi internada várias vezes. Sofreu tratamento de choque e tentou se suicidar uma vez. Em 1958 tentou voltar a filmar, mas acabou abandonando as gravações do filme "Holiday for Lovers" (Amantes em Férias). Seu retorno aconteceria em 1962 no filme "Advise & Consent" (Tempestade sobre Washington), sob direção de Otto Preminger, que a dirigiu antes em "Laura", "Whirlpool" (A Ladra)  e  "Where the Sidewalk Ends" (Passos na Noite). Este seria o penúltimo filme de Humphrey Bogart, que morreria dois anos depois de câncer, em 14 de janeiro de 1957.


"A Mão Esquerda de Deus / Do Destino Ninguém Foge" foi lançado pela Classicline, clique na capa, para maiores informações ou para comprar:



CINEMATECA - A MÃO ESQUERDA DE DEUS / DO DESTINO NINGUÉM FOGE (THE LEFT HAND OF GOD) CINEMATECA - A MÃO ESQUERDA DE DEUS / DO DESTINO NINGUÉM FOGE (THE LEFT HAND OF GOD) Reviewed by Rodrigo Veninno on 14:20 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por comentar!!!

Tecnologia do Blogger.