CINEMATECA - PRINCESA POR UM MÊS (THIRTY-DAY PRINCESS)

"Princesa por Um Mês" (Thirty-Day Princess), é um filme pre-code de 1934, estrelado por Sylvia Sidney, Cary Grant e Edward Arnold. O filme foi realizado ainda na época em que o Código Hays não possuía tanta força em censurar os filmes. O filme foi baseado em uma história de mesmo título, escrita por Clarence Budington Kelland, que foi publicada em um jornal em 1933. Foi dirigido por Marion Gering.
O roteiro foi escrito por Frank Partos e Preston Sturges. Sturges até então era apenas roteirista, porém anos mais tarde se tornaria um grande diretor, revolucionando o gênero de comédias screwballs. Em sua autobiografia, Sturges chegou a declarar que muito do seu trabalho não foi utilizado no filme. Entre 1939 e 1945 Sturges roteirizou e dirigiu vários  filmes de sucesso como "Mulher de Verdade" (The Palm Beach Story), "Contrastes Humanos" (Sullivan's Travels), "As Três Noites de Eva" (Lady Eve), "Natal em Julho" (Christmas in July), entre outros.
Silvia Sidney desempenha dois papéis no filme: a princesa Catterina e a atriz Nancy Lane. Com uma viagem marcada para os EUA, a princesa Catterina acaba adoecendo com caxumba e ficando de quarentena. A viagem era importante e decisiva para a economia do seu reino. Para não perder os negócios, ela contrata então a atriz Nancy Lane, que possui grande semelhança com a princesa, para representa-la nos eventos. Nancy representa bem o papel da princesa e ninguém consegue perceber a farsa, porém um editor de jornal chamado Porter (Cary Grant), decide acompanhá-la em sua turnê pelo país e com isso a farsa pode ser descoberta a qualquer momento.
Esse seria o último de três filmes em que Cary Grant e Sylvia Sidney trabalhariam juntos, os outros foram "Madame Butterfly" e "Quando a Mulher se Opõe" (Merrily We Go to Hell), ambos de 1932, nesse último, Cary Grant fazendo um papel secundário.

"Princesa por Um Mês" foi lançado pela Classicline. Clique na capa, para maiores informações ou para comprar:


***

CINEMATECA - PRINCESA POR UM MÊS (THIRTY-DAY PRINCESS) CINEMATECA - PRINCESA POR UM MÊS (THIRTY-DAY PRINCESS) Reviewed by Rodrigo Veninno on 02:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por comentar!!!

Tecnologia do Blogger.