CINEMATECA - A NOVA VIAGEM DE SIMBAD (THE GOLDEN VOYAGE OF SINBAD)

"A Nova Viagem de Simbad" (The Golden Voyage of Sinbad) é o segundo de uma trilogia de filmes sobre Simbad, lançados pela Columbia: o primeiro foi "Simbad e a Princesa" (The 7th Voyage of Sinbad) de 1958 e o último foi "Simbad e o Olho de Tigre" (Sinbad and the Eye of the Tiger) de 1977. Além de terem Simbad em comum, os três filmes contam com os efeitos especiais de Ray Harryhausen.
Nesse filme, Harryhausen homenageia um dos maiores clássicos  de fantasia do cinema: "O Ladrão de Bagdá" (The Thief of Bagdad). Harryhausen que além de criar os efeitos especiais, foi também produtor do filme, conseguiu trazer o mesmo compositor de "O Ladrão de Bagdá" para essa produção, além pegar algumas referências hindus e visuais do filme de 1940. 
O filme produzido em 1973, traz John Phillip Law como Simbad e também conta com os atores Tom Baker, Takis Emmanuel e Caroline Munro, nos papéis principais. O filme dirigido por Gordon Hessler, foi o primeiro filme a ganhar o Saturn Award de Melhor Filme de Fantasia em 1973. O Saturn Award, foi criado em 1972, por Donald A. Reed, que acreditava que os filmes de ficção científica não recebiam o devido reconhecimento, quanto aos outros gêneros cinematográficos. Além de ficção científica, o Saturn Award prestigia também filmes de fantasia e horror.
Enquanto navega, Simbad (John Phillip Law), se depara com uma pequena peça dourada, jogada por uma criatura voadora. Ele usa a peça como amuleto em volta do pescoço. Na mesma noite Simbad sonha com um homem vestido de preto e repetindo seu nome, além de uma mulher com um olho tatuado na mão direita. Ao enfrentar uma tempestade, o navio de Simbad sai da rota e acaba chegando em uma cidade chamada Marabia. Na praia, Simbad se encontra com o homem com quem sonhara: o Príncipe Koura (Tom Baker), que exige o amuleto de Simbad. Simbad escapa e acaba descobrindo que o amuleto na verdade é uma peça que junto com outras duas, revelarão um mapa para a Fonte do Destino, cuja a lenda consiste em quem levar as três peças até ela, conseguirá a juventude eterna e riquezas. Simbad vive então uma aventura em busca pela Fonte e contra o Príncipe Koura, que além da juventude e das riquezas, quer tomar o controle de Marabia para si.
A partir deste filme, a técnica de efeitos stop-motion chamada de "Dynamation", foi rebatizada para "Dynarama". "Dynarama" é um processo que consiste em combinar um modelo animado, com atores e cenas em movimento. Para o filme, Harryhausen criou uma estátua com seis espadas, um centauro de um olho e um Grifo, animal com cabeça de águia e garras de leão.



"A Nova Viagem de Simbad" foi lançado pela Classicline. Clique na capa, para maiores informações ou para comprar:
***

CINEMATECA - A NOVA VIAGEM DE SIMBAD (THE GOLDEN VOYAGE OF SINBAD) CINEMATECA - A NOVA VIAGEM DE SIMBAD (THE GOLDEN VOYAGE OF SINBAD) Reviewed by Rodrigo Veninno on 04:18 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por comentar!!!

Tecnologia do Blogger.