NOTA RÁPIDA - ASTA NIELSEN

Asta Nielsen foi uma das lendas do cinema mudo. Uma de suas características marcantes era a sombra exagerada em torno dos olhos. Dinamarquesa, fez enorme sucesso na Alemanha, onde foram produzidos praticamente todos os seus filmes. Seus filmes eram constantemente censurados nos Estados Unidos, fazendo com que seu nome se tornasse obscuro por lá. Em 1921, protagonizou uma ousada versão de "Hamlet", de Shakespeare, onde o personagem principal ao invés de ser um homem, como na história original, é uma mulher disfarçada de homem. 
Na década de 20, no auge de sua carreira, chegou a fundar seu próprio estúdio, prática bastante comum na época do cinema mudo.
Com a ascensão do Nazismo, Nielsen decide voltar para a Dinamarca e encerra sua carreira de atriz, tornando-se uma artista plástica e escritora. 
Durante o regime nazista, Asta se opôs firmemente, chegando a ajudar indiretamente judeus, doando dinheiro para compra de alimentos. Em 1970 quebrou barreiras ao se casar aos 88 anos. Asta morreria dois anos depois.

NOTA RÁPIDA - ASTA NIELSEN NOTA RÁPIDA - ASTA NIELSEN Reviewed by Rodrigo Veninno on 13:32 Rating: 5

Nenhum comentário:

Obrigado por comentar!!!

Tecnologia do Blogger.