FOTÓGRAFAS - RUTH HARRIET LOUISE

Ruth Harriet Louise foi a primeira mulher a trabalhar como fotógrafa em Hollywood, chegando a dirigir o departamento de fotografias da MGM e fotografando estrelas e astros do estúdio como Greta Garbo, Norma Shearer, Joan Crawford, Lon Chaney, John Gilbert, entre outros. Foi contratada pela MGM em 1925, aos 22 anos. Até então nenhuma mulher trabalhara como fotógrafa em um estúdio de cinema.
Joan Crawford
Ruth começou a tirar fotos quando ainda morava com os pais. Foi aluna de Nickolas Muray, que possuía seu próprio estúdio de fotografia e trabalhava para a revista Harper's Bazaar. Com Muray, Ruth aprendeu diversas técnicas que ajudariam a definir seu estilo posteriormente. Ruth chegou a abrir seu próprio estúdio de fotografias posteriormente e seu trabalho foi notado por Louis B. Mayer, chefe da MGM. Mayer precisava de uma pessoa competente e de confiança para a criação de um departamento de fotografia para o recém-inaugurado estúdio MGM. 
Dorothy Sebastian / Marie Dressler / Norma Shearer
A MGM estava nessa época contratando diversos atores e atrizes novatos e precisava trabalhar com a imagem deles. Ruth foi a responsável por fotografá-los. Nessa época, as fotos tinham mais importância do que um teste de tela. As fotografias também serviam para a divulgação dos novos filmes em produção e também para os fã-clubes dos astros e estrelas.
Ramon Novarro / John Gilbert
Com seu trabalho impecável, Ruth passou a ser a favorita de astros e estrelas. Greta Garbo, Buster Keaton e Lon Chaney eram uns dos que preferiam fazer sessões de fotos com ela. Um dos seus maiores feitos fora do mundo do cinema, foi ser escolhida para fotografar o recém-eleito presidente Herbert Hoover.
Lon Chaney
Sua carreira entrou em declínio, quando Norma Shearer, considerada a "Rainha da MGM", decidiu investir nas fotografias de George Hurrell. O contrato de Ruth não foi renovado e ela deixou a MGM em 1929. Mesmo sendo considerada a "mãe" do departamento de fotografia da MGM, Ruth nunca mais conseguiria ser contratada por outro estúdio. Trabalhou durante a década de 30 como fotógrafa freelancer. Sua brilhante carreira chegaria ao fim em 1940, de forma trágica: ao morrer ela e seu segundo filho (o primeiro havia morrido dois anos antes de leucemia) no parto.
Lillian Gish
Greta Garbo
Buster Keaton / Joan Crawford
Greta Garbo / John Gilbert / Joan Crawford
Greta Garbo / Myrna Loy

Postar um comentário

0 Comentários